O novo projeto de lei protocolado pelo Deputado Estadual Rodrigo Estacho coloca o parlamentar diretamente em contato com as suas origens no interior do Estado: o cultivo do bicho-da-seda (sericicultura).
Desde jovem ajudando seus país na atividade da sericicultura, Rodrigo Estacho conhece muito bem a realidade do pequeno produtor e a necessidade da implementação de políticas públicas que atinjam diretamente essa parcela da população.
O Brasil está em 5º colocado em produção mundial de casulos verdes do bicho-da-seda e é o único produtor de fio em escala comercial no ocidente. O Paraná, por sua vez, responde por 80 a 90% da produção brasileira de fio da seda.
O projeto de lei, que cria a política estadual de incentivo à sericultura, tem como propósito estimular o desenvolvimento do cultivo do bicho-da-seda e proporcionar o aprimoramento das técnicas relacionadas a essa atividade.
Além disso, o projeto estabelece os seguintes objetivos da política estadual:
– subsidiar o desenvolvimento da pequena e média propriedade rural voltada ao cultivo da sericicultura no âmbito do Estado do Paraná.
– promover a qualificação profissional dos produtores por meio de palestras, eventos e cursos, em parceria com órgãos públicos e privados, especialmente as universidades.
– disponibilizar informações e propor métodos para orientar os sericicultores na gestão da propriedade rural.
– ofertar e possibilitar a implementação de tecnologias, mecanismos e atividades que ampliem a eficiência dos sistemas de cultivo e produção da sericultura.
– incentivar o uso de tecnologias, mecanismos e atividades que visem a sustentabilidade da propriedade rural e a harmonização da produção com o meio ambiente.
O respeito e a valorização do pequeno produtor e das culturas tradicionais do nosso Estado, como a sericicultura, é muito importante. É justamente essa valorização que pretendo com este projeto de lei.
Atualmente o projeto se encontra na C.C.J. aguardando aprovação.