Em reunião realizada na semana passada na Secretaria Estadual de Segurança Pública, em Curitiba, foi entregue ao Secretário Cel. Marinho Soares todo o projeto para a construção da nova sede do IML de Ponta Grossa. Ao total foram entregues mais de 300 documentos, incluindo as plantas estruturais, autorizações municipais, o estudo de impacto de vizinha e a liberação do Corpo de Bombeiros.
*Participaram da reunião as seguintes autoridades: Deputado Estadual Rodrigo Estacho, o Reitor da UEPG, prof. Miguel Sanches Neto, a pró-reitora de planejamento da UEPG, profª. Andrea Tedesco, o Secretário de Segurança Pública, Cel. Marinho Soares, o chefe de engenharia da SESP, tenente-coronel Ivan Fernandes, e o assessor da Polícia Científica, Ciro Pimenta.
O novo IML de Ponta Grossa ficará localizado em anexo ao Campus Uvaranas da UEPG, em terreno cedido pela universidade, e será referência nacional no segmento e um dos mais modernos do país. Atualmente o IML da cidade atende outros 32 municípios da região dos Campos Gerais.
Segundo o projeto, a nova estrutura será completa e terá a capacidade de abrigar, além do próprio IML, o Serviço Municipal de Verificação de Óbitos (SVO), a sede da Polícia Científica e o Centro de Estudos Anatômicos, sendo que este será integrado aos cursos de saúde da UEPG, contando com auditório e salas de aula. O prédio terá dois pavimentos e área total construída de 2.658,6 m²
De acordo planejamento apresentado, o custo da obra será de aproximadamente 10 milhões de reais. O recurso está sendo vializado através de um trabalho em conjunto realizado pelos Deputados Rodrigo Estacho e Hussein Bakri, pelos Secretários Guto Silva (Casa Civil) e Cel. Marinho (SESP), e também pelo Reitor da UEPG, prof. Miguel Sanches Neto.
Por se tratar de uma obra de elevada complexidade e alto grau de importância, ainda restam alguns procedimentos burocráticos para serem concluídos. Contudo, a expectativa é que até o final de 2021 o processo licitatório da obra possa ser concluído e que a construção tenha início no primeiro trimestre de 2022. O prazo previsto para a obra será de aproximadamente 18 meses.
Conheça a história do projeto:
A ideia de construir um novo IML para o município de Ponta Grossa surgiu ainda em 2019, quando o Deputado Estadual Rodrigo Estacho (PV) visitou a UEPG e o Hospital Regional Universitário. Na época, a precariedade do IML da cidade foi discutida com o Reitor da universidade, Prof. Miguel Sanches Neto, que apresentou ao Deputado a necessidade de alternativas para solucionar esse antigo problema da cidade.
Após a reunião inicial, o Deputado Rodrigo Estacho tomou frente na luta pela construção de um novo IML para Ponta Grossa. Ainda em 2019, destinou uma emenda parlamentar de aproximadamente R$ 340 mil reais para a UEPG. Com esse recurso a universidade pôde contratar empresa especializada para elaborar todos os projetos necessários para a obra do novo IML e instalações anexas.
Todo o desenvolvimento do projeto foi acompanhado e supervisionado pelo prof. Miguel (reitor da UEPG) e pela equipe da profª. Andrea Tedesco (pró-reitora de planejamento), composta por cerca de 10 engenheiros. Ao longo de 2020 e 2021 o projeto passou por uma série de revisões, ajustes e melhorias até que fosse concluído em meados de junho deste ano.
Com o projeto concluído em mãos, o Reitor da UEPG, prof. Miguel, contactou os Deputados Rodrigo Estacho e Hussein Bakri, que então organizaram uma nova reunião na Secretaria de Segurança Pública para apresentar ao Secretário todas as plantas estruturais e documentação necessária. A proposta foi debatida junto à equipe da SESP e aprovada pelo Secretário Cel. Marinho Soares.
Para acompanhar em tempo real as novidades e o dia a dia de trabalho do Deputado Estadual Rodrigo Estacho, siga nas redes sociais: