Em abril deste ano o Deputado Estadual Rodrigo Estacho (PV) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná solicitando que o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no município de Reserva do Iguaçu, seja incluído do roteiro turístico religioso oficial do Estado do Paraná.
Além disso, no mesmo projeto, o Deputado ainda pede que a Festa da Padroeira, realizada anualmente no dia 8 de dezembro, seja inclusa no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Estado, dando, assim, muito mais visibilidade para as festividades e atraindo turistas para participarem do evento.
Nesta terça-feira (24/11/2020) o projeto foi apreciado pelo plenário da Assembleia Legislativa e aprovado em 1ª discussão, por unanimidade de votos. O Deputado Rodrigo Estacho, autor do projeto, se mostrou muito satisfeito com a votação e comemorou a aprovação do projeto.
Agora, o projeto precisa ser apreciado mais uma vez pelo plenário da Assembleia Legislativa e aprovado em 2ª discussão antes de seguir para a sanção do Governador Ratinho Jr. Após sancionado, o texto será publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná e convertido em uma lei estadual.
Importante destacar também que a partir da inclusão do Santuário de Nossa Senhora no Roteiro Turístico Religioso Oficial do Paraná e da Festa da Padroeira no Calendário Oficial de Eventos Turísticos, ficará mais fácil para o município captar recursos junto ao Estado para desenvolvimento e incentivo à atividade túristica na cidade, fomentando diversos setores do comércio local, principalmente hoteleiro, gastronômico e de venda de souvenirs.
A história do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Reserva do Iguaçu, teve origem em um milagre ocorrido no ano de 1875, quando um tropeiro e seu cavalo foram levados pela correnteza do Rio Reserva em direção a uma cachoeira. O cavaleiro, devoto de Nossa Senhora, no momento do desespero pediu por socorro e, momento antes de ser engolido pela cachoeira, foi milagrosamente atirado à margem do rio, salvando-se da morte.
Em homenagem à sua vida que havia milagrosamente sido salva, o tropeiro prometeu retornar ao local e ali construir uma igreja em homenagem a Nossa Senhora. Anos mais tarde, em 1882, o tropeiro retornou para cumprir a sua promessa e foi então que a primeira capela do Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Reserva do Iguaçu foi construída. Desde então o local ganhou notoriedade e é visitado por milhares de pessoas todos os anos.
Seguem abaixo algumas imagens do local do santuário:
Acompanhe em tempo real as novidades e o dia a dia de trabalho do Deputado Rodrigo Estacho, siga nas redes sociais:
Instagram @rodrigoestacho
facebook.com/rodrigoestacho
Youtube do Deputado Estacho