Hoje (17/02) estiveram reunidos no prédio da reitoria da UEPG o Deputado Estadual Rodrigo Estacho, o professor Miguel Sanches Neto, reitor da universidade, e o professor Ivo Motim Demiate, pró-reitor de assuntos administrativos, para a assinatura do contrato que garante a elaboração do projeto para a nova sede do IML de Ponta Grossa. O prédio ficará ao lado do Hospital Regional Universitário, em terreno cedido pela UEPG. O custo do projeto será de aproximadamente 280 mil reais e o prazo para a conclusão é de 180 dias.
A respeito da nova sede do IML de Ponta Grossa, o Deputado declarou que “todos os envolvidos sabem que não foi um processo fácil. Aliás, se fosse fácil, há muito tempo a situação do IML de Ponta Grossa já teria sido resolvida. Mas graças ao nosso trabalho e também à parceria com o pessoal da UEPG, do Hospital Regional e do Governo do Estado, avançamos muito nessa importante demanda. Hoje estamos aqui para assinar o contrato para o projeto de construção. Se Deus quiser, farei muitas outras visitas para acompanhar passo a passo a obra”.
A construção de uma nova estrutura para o IML de Ponta Grossa, que é uma reivindicação antiga da comunidade, foi abraçada ainda em 2019 pelo Deputado Rodrigo Estacho, durante o seu primeiro ano de mandato. Em setembro do ano passado o Deputado visitou a cidade e conheceu de perto a realidade precária dos contêineres onde estava provisoriamente instalado o IML. Desde então, o Deputado vem mantendo o diálogo com o Governo do Estado, o chefe da Casa Civil, Guto Silva, o reitor da UEPG e a diretoria do Hospital Regional Universitário para viabilizar o projeto, inclusive destinando recursos através de emendas parlamentares.
A nova estrutura contará também com o Centro de Estudos Anatômicos e o Serviço de Verificação de Óbitos, além do próprio IML. Com a instalação do Centro de Estudos Anatômicos, será possível a integração dos alunos dos cursos da saúde da UEPG com a realidade prática, uma vez que poderão ter aulas no local e acompanhar procedimentos como autópsias e exames de corpo de delito. Inclusive, com o uso da nova estrutura, a UEPG será uma das únicas universidades do sul do Brasil a formar médicos legistas.
Segundo o Governo do Estado, o complexo do IML de Ponta Grossa será responsável pelo atendimento de mais de 30 municípios dos Campos Gerais. A obra, que já tem recursos assegurados pelo Governador Ratinho Jr., terá um custo total de mais de 8 milhões de reais e tem previsão de início para o segundo semestre deste ano.
Para acompanhar em tempo real as novidades e o dia-a-dia de trabalho do Deputado Rodrigo Estacho, siga nas redes sociais:
Instagram @rodrigoestacho
Facebook facebook.com/rodrigoestacho