Não é de hoje que os motoristas que trafegam pela PR-466, especialmente no trecho situado entre os municípios de Guarapuava e Pitanga, vêm reclamando das péssimas condições de conservação da rodovia.
A demanda foi trazida até o Deputado Rodrigo Estacho, que não mediu esforços para conseguir, junto ao Governo do Estado, que a rodovia fosse incluída no Programa de Conservação e Recuperação de Rodovias – CREMEP.
Para cumprir a promessa feita aos motoristas, em abril de 2019 o Deputado Estacho protocolou na ALEP, em parceria com o também Deputado Alexandre Curi, o requerimento nº 1278/2019 solicitando providências urgentes para o recapeamento asfáltico da rodovia, tais como:
– O alargamento da pista de rodagem e do acostamento
– A construção de pistas de aceleração e desaceleração de veículos nas mediações do acesso às instalações da empresa Ibema Papel-Cartão
– A construção da terceira faixa em pontos estratégicos
– A recuperação completa da sinalização horizontal e vertical da rodovia
Em maio de 2019, o Governo atendeu à solicitação dos Deputados e autorizou a entrada da PR-466 no Programa de Conservação e Recuperação de Rodovias – CREMEP e anunciou as seguintes obras:
– Recuperação da rodovia e melhorias no acostamento no trecho entre Guarapuava (trevo) e Palmeirinha
– Construção de duas passarelas, sendo uma delas próxima ao Posto de Combustíveis Progresso, em Guarapuava, e a outra em frente à “antiga empresa Zattar”
– Duplicação da rodovia, iniciando em Guarapuava (trevo) e se estendendo até aproximadamente 300 metros depois do atual 5º Batalhão de Polícia Rodoviária
– Recuperação do asfalto e da sinalização no trecho entre os municípios de Palmeirinha e Pitanga, inclusive passando pelo município de Turvo
Atualmente as obras já estão em andamento, com previsão de conclusão para 2021.