Home Projetos PROJETO DE LEI 630/2019

PROJETO DE LEI 630/2019

by Assessoria de Imprensa

Institui no âmbito do estado do Paraná a política estadual de incentivo a sericicultura.

A partir da década de 1930, a prática da sericicultura (cultivo do bicho-da-seda) apresentou significativo crescimento e se tornou uma importante atividade para agroindústria estadual. Atualmente, o Estado do Paraná é o maior produtor nacional de casulos verdes de bicho-da-seda.

O Brasil está em 5º colocado em produção mundial de casulos verdes e é o único produtor de fio em escala comercial no ocidente. O Paraná, por sua vez, responde por 80 a 90% da produção brasileira de fio da seda.

A sericicultura é desenvolvida em todo o Estado do Paraná, mas principalmente nas regiões central e oeste. Além disso, a prática desse cultivo representa uma significativa fonte de geração de renda para muitos produtores do meio rural do Paraná e de movimentação econômica para a indústria têxtil.

A atividade ligada à sericicultura apresenta inúmeras vantagens, tais como: baixo risco da atividade, cultivo em pequenas áreas de terra, viabilidade do cultivo pelo pequeno produtor e produtor familiar, pequeno capital de giro, produção voltada para o mercado internacional e exportador, e cultura correta, limpa, viavelmente econômica e sustentável. 

Do ponto de vista da questão ambiental e de sustentabilidade, a fibra da seda é tida como produto ecológico por ser produzida por tecnologias ditas como “amigas do meio ambiente”, uma vez que a produção do bicho-da-seda envolve pequenas quantidades de fertilizantes e nenhum uso de pesticidas.

Assim, faz-se necessário que o Poder Público atue neste importante ramo da atividade econômica paranaense, especialmente ao pequeno produtor e ao produtor em regime de economia familiar, oportunizando aos sericicultores políticas de incentivo ao cultivo do bicho-da-seda e o acesso a novas informações, mecanismos e tecnologias para melhorar a produção.

Veja o projeto na íntegra

You may also like

Leave a Comment

Open chat
Fale Comigo!
Olá! Aqui é o Rodrigo Estacho!
Tudo bom?